JOANA / Serafina Sardinha


A história de Joana é uma escrita tecida no mundo de pessoas comuns que seguem a vida como ela se apresenta - nua e crua. Cercados pelas montanhas, Joana e Joaquim vivem a rotina do trabalho duro na roça. Mas, como a semente viva brotando da terra, dentro do coração de Joana existe o desejo de transpor aquelas montanhas e ver o que se esconde por detrás delas.
Ao conhecer o mascate Raimundo, os fios que compõem a trama da existência humana são alinhavados e colocam Joana numa encruzilhada onde ela terá de tomar uma decisão que afetará não apenas a sua vida, mas também a de outras pessoas.
Joana nos conta esta história onde dúvidas, coragem, alegria, espanto e dor são fios invisíveis com os quais a trama é tecida, restando-nos a pergunta: quando estamos numa encruzilhada, o destino nos empurra para determinado caminho ou temos o poder de escolhas? Quem sabe, nos rastros de Joana encontraremos a resposta?
Cercados pelas montanhas de Minas, Joana e Joaquim vivem a rotina do trabalho duro na roça. Mas, como a semente viva brotando da terra, dentro do coração de Joana existe o desejo de transpor aquelas montanhas e ver o mundo que se esconde por detrás delas. Joaquim, matuto dos rincões de Minas Gerais, sonha no escondido de si, ver as filhas, minina muié, estudadas.

Mas os meninos, seu Joaquim? Eles também devem estudar, aprender, ter uma vida menos sacrificada. O senhor trabalha na roça, sabe o quanto é duro tirar o pão da terra.

Achei aquela cunversa esquisita pru demais. Tirar o pão da terra. Quase qui falei pra ela qui o pão, nois cá da roça, tira memo é do forno de tijolo lá do fundo do quintar. Mas não quis avexar aquela dona de fala bunita e macia qui nem pena de passarinho. Quando estamos numa encruzilhada, o destino nos empurra para determinado caminho ou temos o poder de escolhas?

Serafina Sardinha desde criança escrevia em qualquer pedaço de papel que encontrava. Poemas e contos, como flores ao calor do sol, se abriam nascendo para o mundo. Entretanto, somente em 1982 publicou o seu primeiro livro, Metamorfose, poemas, sendo Joana o seu sexto livro. Joana, uma roceira, dá origem à história. Ela se coloca numa encruzilhada ao ter de tomar uma decisão, que mudará o rumo de sua vida e, consequentemente, o rumo da vida de várias pessoas. Tal fato levará o leitor ao seguinte questionamento: foi o destino ou o livre-arbítrio o responsável pela decisão de Joana?

Serviço:

Joana
Serafina Sardinha

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-4974-0
Formato 14 x 21 cm 
136 páginas
1ª edição - 2017
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home