FREDDY NAGEL - AUTOR DO LIVRO "AMOR E GUERRA II"

Freddy Nagel pseudônimo de Alfred Nagel Neto, nasceu em Curitiba, no ano de 1969. Ainda criança, em 1976, mudou-se com sua família para Guabiruba, em Santa Catarina. Neste município, onde vive até hoje, conheceu sua esposa Eliane, com quem tem dois filhos: Andres e Ane.
Formado em Letras e pós-graduado em Novas Tecnologias na Educação e Coordenação Pedagógica, atuou, durante 20 anos, como professor de Literatura da rede estadual de ensino. Exerce atualmente a função de diretor escolar na rede municipal de ensino de Guabiruba. Paralelamente ocupa, desde 2013, a Presidência do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba.

Amor e Guerra II
Em sua primeira obra, Amor e Guerra, Freddy Nagel retrata a vida de um jovem alemão que tem seus sonhos e ideais modificados pela Segunda Guerra Mundial. O livro narra o terror dos combates e os horrores da guerra vistos pelos olhos de um soldado atormentado pela falta de seu amor e pelo horror dos combates. Agora chega às mãos dos leitores o segundo livro do autor. Em Amor e Guerra II – Em Solo Alemão, ele apresenta uma história carregada de emoção e drama, em que o amor e as incertezas do futuro marcam a vida da protagonista. O conflito da Segunda Guerra é visto, nesta obra, sob o olhar angustiado e atormentado de Ruth. Amor e Guerra II – Em Solo Alemão revela a miséria, o desespero e o terror vividos por uma jovem alemã durante este triste momento da civilização humana. Não saber se existirá o amanhã é um dos pontos marcantes desta obra, que narra a vivência de uma jovem alemã com sonhos e ideais. Em meio a conflitos e horrores, o dia a dia e a vivência entre a paz e a guerra mostram a outra face de um conflito: a de uma simples cidadã, que até certo ponto não compreendia o porquê de tanta intolerância. A cada momento, a cada noite, a incerteza da vida. E em meio ao horror o amor se declara. Em meio a estrondos e destruição surge uma paixão intensa, mas ao mesmo tempo distante e cruel com a incerteza do retorno de seu amado. Em Amor e Guerra, Freddy retratou o cotidiano do soldado alemão em meio ao conflito e suas angústias, além do desespero. Nesta segunda obra, Amor e Guerra II – Em Solo Alemão, com sublime maestria, retrata a realidade de quem participava indiretamente da guerra e aguardava angustiadamente pelo seu final e pelo seu amor.

ENTREVISTA

Olá Freddy. É um prazer contar com a sua participação no Portal do Escritor.

Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
A obra Amor e guerra II - Em solo alemão retrata a história de uma jovem alemã no período que antecede a Segunda Guerra Mundial e durante o próprio conflito. O livro tem como cenário a Alemanha e mostra todo o drama vivido pela população alemã durante este terrível momento da história humana.
A ideia de adentrar a vida de escritor surgiu há muitos anos durante conversas com meus avós. Sempre lhes disse que iria retratar suas histórias em livros. Infelizmente eles não puderam presenciar este fato em vida.
O livro Amor e guerra II - Em solo alemão destina-se a todos os públicos, em especial ao adulto e ao infanto-juvenil.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Amor e guerra II - Em solo alemão é meu segundo livro a ser publicado. O primeiro - Amor e guerra - foi lançado em novembro de 2015 e retrata a história de um soldado alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Desde que foi publicado o segundo livro estou trabalhando no terceiro, que contará a história de uma família de imigrantes alemães no Brasil nos anos 50. A previsão para o lançamento desta obra é agosto de 2019.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Infelizmente vivemos em um país em que o hábito da leitura é pouco desenvolvido. Esta realidade dificulta o trabalho dos escritores, pois muitas vezes não são valorizados. Contudo, precisamos persistir, pois a Literatura é a arte da escrita e ela jamais poderá deixar de existir. Através dela é que nossas memórias e cultura são transmitidas de geração a geração.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Pela internet.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Um livro sempre merece ser lido, e em Amor e guerra II o leitor encontrará uma história dramática em que a dúvida se existirá o amanhã é um dos pontos marcantes desta obra, que narra a vivência de uma jovem alemã com sonhos e ideais. Em meio a conflitos e horrores, o dia a dia e a vivência entre a paz e a guerra mostram a outra face de um conflito: de uma simples cidadã, que até certo ponto não compreendia o porquê de tanta intolerância.
A cada momento, a cada noite, a incerteza da vida. E em meio ao horror o amor se declara. Em meio a estrondos e destruição surge uma paixão intensa, mas ao mesmo tempo distante e cruel com a incerteza do retorno de seu amado.
A mensagem que deixo aos meus leitores é que precisamos nos atentar ao passado para não repetirmos os erros cometidos pelas gerações anteriores. O passado é a chave do futuro.

Maria Cristina Andersen
Blog do Escritor

Curta nossa página no Facebook
Facebook

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home