MINHAS MEMÓRIAS / Manoel Lisboa

O livro “Minhas Memórias – Apesar das Intempéries”, retrata o meu tempo de criança vivendo em Tratada, Barreirinhas, Maranhão. As dificuldades enfrentadas para estudar, desde o aprendizado das primeiras letras,  quando estudava na casa da professora Sebastiana, nos Tucuns, cujo percurso de ida e volta, em torno de 12 km era feito a pé, e no retorno para casa não tinha como me livrar do sol escaldante do meio dia. Meu pai Nicolau, sempre trabalhou em companhia de seus filhos lavrando a terra, cuja colheita somente supria as necessidades de sua família. Os povoados de Barreirinhas, Tratada, Tucuns, Bom Passar, Buritizal, Mata-Fome, Massangano, dentre outros, apesar de carentes, mas os seus moradores cultivavam as tradições do lugar, como os festejos juninos de Santo Antonio, São João e São Pedro, as danças de quadrilha, e as brincadeiras das crianças pulando fogueira nas noites de São João. Quando ainda morava em Tratada, aos finais de semana em companhia de meus irmãos, íamos para as dunas tomar banho na lagoa bonita, lagoa das paturis, lagoa da gaivota, e nas lagoas do Lavado do Nicolau, cujas belezas naturais de tão exuberantes, se misturavam com o por do sol quando o seu brilho se espalhava sobre os Lençóis Maranhenses. Depois vieram as minhas andanças, a princípio no ano letivo de 1967 mudei-me para Barreirinhas, e no final de dezembro de 1970, parti para São Luís, Maranhão. Entre fevereiro de 1973 e fevereiro de 1974, morei na cidade de Natal, RN, onde servi a Marinha do Brasil, ao retornar para São Luís, passados cinco meses em julho de 1974 deixei a capital maranhense rumo à São Paulo. Na minha trajetória destaco as adversidades por mim vividas, desde a cidade de Barreirinhas quando o meu pai procurava incessantemente casa para eu morar, e assim não deixar os meus estudos, depois em São Luís, Maranhão, a busca quase que inglória por um serviço ou uma ocupação qualquer. Em São Paulo, aos poucos fui conseguindo conquistar o meu  espaço, prossegui nos estudos em dezembro de 1981 me formei em direito, na Universidade de Moji das Cruzes (UMC). Com muito trabalho esforço e dedicação, me firmei na profissão de advogado, constituí família, e nesses longos 44 anos morando na cidade de São Paulo, fiz grandes amigos, muitos deles a amizade perdura até os dias atuais, no mais o caro leitor poderá constatar lendo a obra, que desde já o agradeço pela gentileza.
Manoel Lisboa

Mergulhando nas águas claras de suas lembranças, Manoel Lisboa nos leva a um passado inesquecível pelas dunas, lagoas, costumes e crenças de sua cidade, Barreirinhas (MA). Ali nasceu o poeta, o escritor, o advogado e, sobretudo, o ser humano inigualável, aprendendo as lições de seus pais e cultivando em sua existência o amor pela paz e a justiça. Foi ali “o começo de tudo, a vida brotando na sua esplêndida tradução, aqueles imensos lençóis de areia que se movimentam ao sabor dos ventos”. As suas memórias (apesar das intempéries) são uma canção de esperança a nos mostrar que com dedicação e coragem alcançamos todos os nossos sonhos. Assim, lembrando-se de sua infância e de sua juventude, nos faz passear pelos lugares por onde passou enfrentando todas as intempéries da vida. As suas memórias traduzem recordações de fatos que permanecem em sua lembrança, como um lenço branco no cais do porto de São Luís do Maranhão no momento da partida para outros cantos, onde construiu sua família e conquistou amigos. Tenho a honra e alegria de fazer parte da trajetória desse poeta que faz com que a vida continue a valer a pena. É certo, meu poeta, que “tudo era aventura nos áureos tempos de nossa juventude, cujas lembranças permanecem armazenadas na minha memória, e insistem como se quisessem perpetuar o tempo que sempre busca a eternidade”.
Manoel Santana Câmara Alves - Juiz aposentado, autor de Na Porteira do Tempo, Passa Gens e Declaração Universal dos Direitos dos Poetas.

Este livro é de fundamental importância para o conhecimento da história de Barreirinhas (MA), em especial dos longínquos povoados do município, bem como da trajetória de vida de um menino pobre economicamente, mas muito rico em sabedoria e vontade de vencer na vida. O menino de quem falo é Lisboa, com o qual eu tive o privilégio de estudar no primeiro ano do ensino fundamental, na mesma classe. Ele era o mais conceituado da turma, tanto que seus pais, vendo tamanha vontade de estudar no filho, não mediram esforços para vê-lo formado. Por isso recomendo a todos os leitores que degustem bem este livro.
Valdeci da Conceição Sousa - Natural do povoado Buritizal, em Barreirinhas (MA), e técnico em Contabilidade.

MANOEL DE JESUS DE SOUSA LISBOA, nasceu em Barreirinhas, MA. no dia 17 de abril de 1954. É poeta, escritor e, pai de família, os primeiros anos do primário, cursou nos lugarejos de Tucuns e Tratada, o concluiu no Grupo Escolar Joaquim Soeiro de Carvalho no ano de 1968, em Barreirinhas. Nos anos de 1969 e 1970 estudou no Ginásio Bandeirante de Barreirinhas (GBB), no final de dezembro de 1970 mudou para São Luís, concluiu o primeiro grau no Ginásio Nina Rodrigues, em dezembro de 1972. Está radicado em São Paulo, Capital; desde julho de 1974.  Cursou o 2º. Grau no Colégio Fernão Dias Paes, entre os anos de 1975 a 1977, em Osasco. Formou-se em direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em dezembro de 1981. É advogado militante desde o ano de 1982. Foi membro do Centro de Oratória Rui Barbosa (CORB), de dezembro de 1974 a outubro de 1986, quando então participou de duas Antologias poéticas, em 1981 “IMPRESSÕES – POEMAS”, e em 1986 “JOGO DOS INSTANTES”. Embora tendo ficado afastado dos meios literários por um longo tempo, entretanto, não parou de produzir textos, poemas, crônicas, inclusive acabou de publicar o livro: “MINHAS MEMÓRIAS – Apesar das Intempéries”. Enquanto escreve sua alma vai se amoldando aos vendavais da vida, aos cataclismas, mas os seus olhos não se cansam de apreciar as belezas de um rio de água corrente, a magnitude de um pássaro voando, tudo isso são fontes inesgotáveis de sua criação!.

Serviço:

Minhas Memórias
... Apesar das intempéries
Manoel Lisboa

Scortecci Editora
Autobiografia
ISBN 978-85-366-5518-5                                                    
Formato 14 x 21 cm                           
184 páginas
1ª edição - 2018

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home