LIRA BRASILIANA / Jorge Caleiro
“Lira Brasiliana” reúne cinco décadas da produção poética de Jorge Caleiro, que se caracteriza, do ponto de vista formal, pelo predomínio do verso branco, e se espraiando tematicamente por três veios principais: a lírica romântica, a poesia socialmente engajada e a reflexão existencial.
No panorama atual da poesia brasileira, a obra de Jorge Caleiro, Lira Brasiliana, se destaca sobremaneira pela força expressional, a lucidez analítica dos fatos e eventos, e a audácia contestatória densa e profética, libelo profundo, abissal, ofertando ao final a luz da esperança. [...] é luminosa, esplendente, fruto da humana sensibilidade do poeta ante o mundo e seus eventos. Sua obra nos remete a Pablo Neruda e seus poemas líricos. À nossa melhor poesia, de uma época mais voltada à valorização do homem e seu meio. Trata-se de uma obra fundamental, cuja leitura recomendamos a todos aqueles que ainda amam a vida e a arte.
Jorge Caleiro é poeta, contista e artista plástico. Nascido em São Paulo, capital, em 1937, passou a infância e parte da juventude no interior, vivência que marca profundamente sua produção poética. Durante os anos 60 vivencia o auge boêmio da capital paulista, cidade onde desde 1989 dirige o Museu da Voz.
Serviço:
Lira Brasiliana
Cantos de Alumbramento, Embate e Desmistificação
Jorge Caleiro
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-5532-1
Formato 14 x 21 cm
160 páginas
1ª edição - 2018
Preço: R$ 35,00