VELEIDADES POÉTICAS / José Seráfico

Dou provas constantes de recusa à imortalidade, tão passageiro me sei. Mesmo convencido de que não se tomam decisões a não ser que a vontade nos leve a tanto. A aceitação da contradição como traço contundente de humanidade afasta-me de qualquer mal-estar. Talvez seja isso o que me leva a insistir. E a continuar escrevendo versos (...). Ainda mais, quando encontro dentre os significados de veleidade, a utopia.
José Seráfico

O livro Veleidades Poéticas, de José Seráfico, se consubstancia como um calidoscópio de vivências, lembranças, emoções, insights sobre o sentido das coisas, sobre o tempo e o ser/sendo que é viver. Os poemas que enfeixam esta obra se constroem sob o signo da vida e os questionamentos do eu lírico sobre os sentidos que a enformam, como expressa no texto intitulado “A vida”:

“A vida
para que serve?
Para ser vivida
ou morrida?
Sorvida aos goles,
na vertigem dos sentimentos
ou sementeira de bons sentimentos,
esperanças, amores?”
Tenório Telles

José Seráfico revelou-se poeta e segue em frente na construção de uma obra reflexiva de seu tempo, com este Veleidades Poéticas, complemento do polêmico (o título) Aleivosias Poéticas. Nem um nem outro título fazem justiça ao trabalho do jovem poeta com a palavra: um trabalho sério e maduro como há muito não se via na literatura amazonense. (...) a poesia deste Veleidades Poéticas pode ser agrupada em dois mananciais: os poemas reflexivos – onde o poeta transita do banal cotidiano ao questionamento metafísico – e os poemas que têm por matéria a memória – da família e dos amigos, sobretudo, e de onde brotam poemas de circunstância candidatos à perenidade.
Zemaria Pinto

O autor é advogado inscrito na OAB-AM, autor de mais de uma dezenas de livros, editados, entre outras, pela CEJUP/Brasil Cultural, de Belém, PA; Valer, Manaus-AM; EDUA; Manaus-AM; Paka-Tatu, Belém, PA. Tem poemas e contos integrados a coletâneas das Editoras OffFlip, Vivara, Scortecci, além de outros meios de comunicação. Na Kindle-Amazon tem em versão eletrônica a novela Um guardador de vidas. Colabora como articulista, semanalmente, no diário A Crítica, de Manaus-AM, depois de mais de vinte anos como editorialista desse periódico. Também é colaborador do sítio literário-jornalístico. www.carlosbranco.com.br/ObservadorParticipante e edita o blog www.nagavea.com.br
É professor titular aposentado da UFAM.

Serviço:

Veleidades Poéticas
José Seráfico

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-65-5529-397-5
Formato 14 x 21 cm 
128 páginas
1ª edição - 2021
Preço: R$ 35,00

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home