CELEBRAÇÕES / Jairo Maciel



Sou muito grato à vida por ter colocado em meu caminho pessoas imprescindíveis para minha existência aqui na imensidão de nossa mãe Terra. Pretendo com este livro Celebrações homenagear pessoas que me foram tão gratas e generosas durante toda a minha existência no ontem e no hoje. Primeiro, quero homenagear pessoas que me incentivaram cultural e intelectualmente através de ideias escritas em livros, artigos de jornais, revistas científicas, resenhas, entre outros tantos materiais. Algumas dessas pessoas homenageadas tive a dádiva de conhecer, conviver em uma relação fraterna, quase de pai para filho. Que aprendizado! Outras pessoas, conheci apenas através de seus escritos, pois já não se encontravam aqui entre nós, mas confesso que o aprendizado foi o mesmo. As outras pessoas homenageadas pertencem ao meu círculo familiar e no dia a dia fizeram com que minha vida tivesse razão para continuar existindo e resistindo; portanto, é com minha infinita gratidão que presto uma singela homenagem aos meus avós maternos e paternos, minha madrinha, tias, tios e, claro, não poderia deixar de prestar a mais emocionante celebração à minha inesquecível mãe e ao doce pássaro da esperança, meu pai. Para todas essas pessoas homenageadas, traço uma espécie de linha do tempo, para alguns uma espécie de cápsula do tempo ou, como queiram alguns mais antigos iguais a mim, um túnel do tempo, contando um pouco de suas histórias e peripécias de vida e quão relevantes foram para nós suas passagens pelo planeta Terra.

Jairo Maciel começou a mergulhar no universo literário quando ainda vivia na cidade de Nova Iorque. Lá nos Estados Unidos escreveu seu primeiro livro na língua inglesa, culminando com a edição de seus short stories, ou contos aqui Brasil, cujo título foi A Traveller’s Road. Retornando ao Brasil, o escritor editou sua dissertação de mestrado, cujo título foi Teatro Catarina – 15 anos (1974-1989). Seu mestrado se deu na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). No Brasil o livro A Traveller’s Road foi traduzido do inglês para o português com o título A Estrada do Viajante. A obra já se encontra em segunda edição. Seu quarto livro, Quando Meu Pai Falava a Respeito do Rio, Maciel acredita ser uma mescla de contos e crônicas e pede auxílio aos críticos literários para definir seu gênero e, quem sabe, seus traços estilísticos. Agora o autor traz ao conhecimento dos leitores seu quinto livro, Celebrações, cuja primeira edição sai pela Scortecci Editora. Celebrações é o jeito que achou de homenagear pessoas imprescindíveis que, segundo ele, lhe deram o alicerce cognitivo para sua formação cultural, intelectual e de caráter.

Jairo Maciel é natural de Araranguá (SC). É ator, diretor de teatro e professor de Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), sob a orientação do Mestre Professor Doutor Clóvis Garcia. Atuou como professor titular nas seguintes disciplinas: Interpretação, Laboratório de Montagem, Cenografia, Didática, História da Educação e Política e Legislação Educacional. Constam em seu currículo até o momento 122 montagens teatrais como diretor, sendo 17 delas de sua autoria. Escreveu 12 textos para o público adulto e 5 para crianças. Atualmente desenvolve pesquisa artístico-pedagógica com foco no Teatro Físico e o Aproveitamento do Grotesco no Teatro Contemporâneo junto ao Grupo Caminhando, em que atua e dirige desde 1982.

Serviço:

Celebrações
Jairo Maciel

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-6612-9
Formato: 14 x 21 cm
224 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home