AMORMORTAL / Carlos R. Hojaij



Tudo começa por acaso. Um pneu furado, visita despretensiosa ao cemitério da pequena cidade, encontro fortuito, uma curiosidade inerente ao viajante e contato transbordando em empatia. Tudo começa sem parar, mas com alguns tentando tudo parar, e segue assim até certo ponto, onde parece haver compreensão completa. O que de início sugere unicamente romance policial, na sequência dos acontecimentos estendendo-se por várias décadas, ao redor e em sequência ao crime desdobram-se vertentes paralelas, aspectos de muitas outras pessoas, próximas e distantes da jovem de tão curta vida. O Autor utiliza descrições objetivas, informações históricas sobre fatos diversos, referência a documentos, mas o método principal do texto funda-se em exposição das experiências vividas por algumas das personagens. Cada uma destas figuras fala vivamente, trazendo à tona perspectivas particulares, retrato de pensamentos, sentimentos, traços de personalidade, projetos de vida e a cultura predominante à época do crime. Daí nos defrontarmos com muito da variedade humana: da bondade à maldade, do altruísmo à perversidade sistemática, da fé ao desespero, da paixão ao ódio, da coragem à tibieza, da solidariedade à traição premeditada, da inocência à manipulação, e corrupção institucional. Sem muita pretensão, mas com vigor, quase sendo um libelo, no pano de fundo deste livro denso se leem denúncias de sistema insidioso e, por vezes, sutil regulação e supressão da individualidade e liberdade de muitos. Ao que parece, na essência da vida, amor e morte correm paralelamente.
Camille Drach Hojaij

Este livro, AMORMORTAL, juntamente com Coisas do meu Casqueiro e Contos que vivi, são suas primeiras obras não científicas, publicadas simultaneamente. Representam o culminar de oitenta anos de existência repleta de conquistas e realizações pessoais e profissionais. Durante esse tempo, testemunhou a complexidade da vida e a vastidão da experiência humana, não apenas através de seus pacientes, mas também por meio de todos aqueles encontrados ao longo de sua trajetória.
Camille Drach Hojaij

“Em pequeno remoto canto da Espanha, há mais de cem anos uma jovem discreta e bem-querida da família, estando só em casa a morte foi ao seu encontro. “A morte foi verdade, o assassinato de Maria Francisca Rufino, acontecida em Pedro Martínez no ano de 1904.”

Carlos R Hojaij foi criado em São Paulo e vive na Austrália há mais de vinte e seis anos. Graduou-se no Colégio Rio Branco (SP). Formou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1968, com especialização em Psiquiatria. Recebeu os títulos de Mestre em Psicologia (PUC-SP) e Doutor em Medicina (USP) com teses em Esquizofrenia, ambos com distinção. Nessa mesma faculdade, trabalhou como professor de psiquiatria e chefe de serviços clínicos, e manteve atividade particular em sua clínica. Em 1986 fundou a Sociedade Brasileira de Psicopatologia da Expressão (Psiquiatria e Arte); em 1987 foi eleito Vice-Presidente da Sociétè Internationale de Psychopathologie de L’Expression, permanecendo nessa posição até 2001. Em 1990 foi eleito membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, primeiro ocupante da cadeira André Teixeira Lima. Em 1992 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Biológica. Em 1996 foi eleito Secretário-Tesoureiro e em seguida Presidente da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica (WFSBP). Membro Honorário em dezenas de sociedades nacionais de Psiquiatria Biológica. Contém em seu curriculum organização, presidência e participação em numerosos congressos nacionais e internacionais de Psiquiatria Biológica. Tendo sido convidado pela Universidade de Melbourne, em 1998 migrou com sua esposa e filha caçula para a cidade de mesmo nome, na Austrália. Cumpriu atividades acadêmicas e clínicas. Atualmente vive em Brisbane. Em 2024 completa cinquenta e seis anos de contínua atividade médica.

Serviço:

Amormortal
Carlos R. Hojaij

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-6632-7
Formato 14 x 21 cm
96 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home