ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS / Angela Marcia de Souza / Márcia Regina Batistela Moraes / Samara Carbone



O guia Estações meteorológicas monitoradas pelo Laboratório de Climatologia e Meteorologia Ambiental — CliMA — da Universidade Federal de Uberlândia, MG traz informações sobre o monitoramento das estações meteorológicas sob responsabilidade do citado laboratório. O conteúdo do guia divulga a importância da climatologia e meteorologia em nosso cotidiano, importante tema na formação de bons profissionais nas áreas correlatas. Abrangendo a localização das estações meteorológicas nas Fazendas Experimentais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no perímetro do município, este guia quer demonstrar ao leitor a distribuição e estruturação do monitoramento meteorológico realizado pelo CliMA, e sua preocupação em ofertar ferramentas didáticas e dados meteorológicos locais para atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. A descrição dos equipamentos que compõem as estações, a prática de acesso aos dados de memória em campo, bem como sua transferência, processamento, armazenamento da série histórica gerada e fluxograma de trabalho, também compõem este guia, dividido em quatro capítulos buscando orientar o leitor.

Angela Marcia de Souza
- É doutora em Serviço Social, mestre em Engenharia de Produção (2003), com especialização em Marketing (1999), e graduada em Administração (1998). Atualmente é professora no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (ICIAG/UFU), no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Foi professora no curso de Engenharia de Produção na mesma universidade, desenvolvendo as disciplinas Gestão da Qualidade, Metodologia Científica e Administração de Recursos Humanos. É voluntária do Projeto Capinópolis Solidária (Capinópolis, MG); também atuou como voluntária no Projeto Fazendinha (Ituiutaba, MG). No Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), foi coordenadora e professora, inclusive de pós-graduação, ministrando diversas disciplinas relacionadas à administração, marketing e logística. Trabalhou por vários anos em empresas da iniciativa privada, tendo atuado na área de negócios, operações de telemarketing, consultoria, gestão de produção, reengenharia, implantação de ferramentas de qualidade, treinamentos, desenvolvimento de indicadores de desempenho, entre outras, com destaque para o planejamento estratégico para atendimento ao Projeto Rio Pan 2007, que contemplava o fornecimento de uniformes para o evento. Foi substituta formal da coordenação do curso de Engenharia de Produção e membro do Conselho de Graduação (2013-2014). Ficou responsável pelo controle patrimonial do curso da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU). É escritora de crônicas, poesias e revisora das normas da ABNT.

Márcia Regina Batistela Moraes - Mestre em Qualidade Ambiental com especialização em Gestão Ambiental, é engenheira agrônoma, servidora pública federal, atuando como técnica administrativa em educação na Universidade Federal de Uberlândia, lotada no Instituto de Ciências Agrárias, ligada ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. É responsável técnica pelos Laboratórios de Climatologia e Meteorologia Ambiental, Hidrologia e Tecnologia Ambiental, com atividades relacionadas à formação acadêmica: manutenção e desenvolvimento dos laboratórios, monitoramento de estações meteorológicas e hidrométricas, bem como do banco de dados, submissão e acompanhamento de projetos de graduação, pesquisa e extensão.
E-mail: marcia.batistela@ufu.br | Link para o Lattes: https://lattes.cnpq.br/3065417081613179

Samara Carbone - Doutora em Física, mestra em Meteorologia e graduada em Engenharia Química, é engenheira ambiental no coração. É professora no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia, MG. Sua área de pesquisa é química e física da atmosfera e qualidade do ar. É coordenadora do Laboratório de Climatologia e Meteorologia Ambiental (CliMA) da UFU. Suas pesquisas são realizadas não apenas no CliMA, mas também em colaboração com grupos de outras universidades brasileiras (USP) e estrangeiras (Universidade de Helsinque, Instituto Max Planck, Universidade de San Andrés, entre outras). Estuda a formação e composição de aerossóis atmosféricos em ambientes urbanos e remotos (Floresta Amazônica e Mata Atlântica) por meio de instrumentação e técnicas estatísticas.

Serviço:

Estações Meteorológicas
Monitoradas Pelo Laboratório de Climatologia e Meteorologia Ambientam CliMA da Universidade Federal de Uberlândia, MG
Angela Marcia de Souza
Márcia Regina Batistela Moraes
Samara Carbone

Scortecci Editora
Meteorologia
ISBN 978-85-366-6652-5
Formato 14 x 21 cm
88 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home