O PEIXE FORA DA ÁGUA / Marlene Caminhoto



O peixe fora da água foi escrito há mais de vinte anos e ficou em uma gaveta. Em 2011, falei dele ao saudoso amigo Hernâni Donato (1922–2012), brilhante escritor premiado e historiador, membro da Academia Paulista de Letras, que se ofereceu para fazer o prefácio e o fez num lindo manuscrito! Que também guardei.

Minha vida tomou outros rumos, voltei a fazer cinema de arte e dediquei-me ao jornalismo, artes plásticas, e o livro foi ficando nas gavetas…

Creio em forças espirituais, sou um pouco fatalista e entendi que agora seria o momento de dar à luz a história de Mateus, homem que teve um sonho e passou por um doloroso trajeto de vida, iniciando bem jovem, no norte do país, num lugar pequeno e bucólico, onde o tempo era desmedido, depois vindo ao sul, selva de pedra e asfalto impenetrável, que ele precisava conhecer, dominar e desvendar seus mistérios e armadilhas... Isso no final dos anos 60 e nas décadas seguintes, passando pelo período militar e por mudanças sociais importantes. Mateus, porém, conseguiu se manter como um desajustado, um peixe fora da água, em todas as situações.

Viveu uma transformação desde sua animalização como mendigo nas ruas até a consciência crítica, mais apurada, sem nunca deixar de sonhar, enquanto foi se encharcando e se acrescendo de vivências em vários círculos sociais, dores, sofrimentos, situações hilárias, até a integração total à essência do divino no humano, que o transmuda finalmente em um novo ser!

Infelizmente o prefácio original do Hernâni Donato sumiu em alguma das mudanças de casa que fiz...

Consigo me lembrar de poucas coisas, e uma delas era: “Você conseguiu fazer literatura pura, Marlene!”.

E concluiu: “Seu livro é surpreendente!”.

Desejo que achem o mesmo...
Marlene Caminhoto

Marlene Caminhoto é bacharela em Desenho, História da Arte e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Fez Escola de Arte Dramática da USP. Formou-se em Direito com ênfase em Mercado de Capitais pela FMU. Apresentou “A ópera no asfalto”, dissertação de mestrado no Instituto de Arte da Unesp sobre escolas de samba, em que demonstra que o samba paulistano é mais agitado do que o carioca. Cursou mestrado em Educação na Uninove e apresentou proposta de criação de espaços culturais em todas as universidades, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Criou diversos calendários com seus desenhos em bico de pena ou pastel seco, com destaque ao calendário oficial dos 450 anos de São Paulo e o das personalidades brasileiras do século XX. É escritora, jornalista, artista plástica, cineasta, atriz e diretora de cinema e teatro, produtora de cinema, roteirista, articulista política, oradora, declamadora, teatróloga, palestrante, ativista cultural, poetisa, diretora de Museu Histórico e Pedagógico, professora e diretora universitária, mãe de três filhos e avó de seis netas. Recebeu inúmeros prêmios em todas as áreas de atuação. Trabalhou e criou diversos jornais e revistas, colaborou em vários órgãos de comunicação e imprensa e tem obras e homenagens até em Portugal. É membro da Academia Botucatuense de Letras e da União Brasileira de Escritores. Participou como membro de júri em concursos de literatura e artes visuais. Recebeu homenagens de várias Câmaras Municipais. Possui inúmeras obras ainda inéditas em literatura e roteiros de cinema e teatro. Atuou sempre pela divulgação da cultura e das artes, incentivando-as e promovendo-as por vários meios.

Serviço:

O Peixe Fora da Água
Marlene Caminhoto

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-6769-0
Formato 14 x 21 cm
260 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home