A TURISTA MARITZA / Mércia Lúcia de Melo Neves Chade



MARITZA nunca soube a origem do seu nome. Pelas pesquisas encontra-se origem latina, espanhola, árabe e o significado é a forma carinhosa de Maria. A adorada, graciosa, amada, abençoada, aventureira, dinâmica, hiperativa, impaciente, sempre em busca de inovação, excitante, imprevisível, versátil. MARITZA preocupa-se muito pouco com o passado, não cria expectativas para o futuro, vive intensamente o aqui e o agora. É um espírito livre. Relaciona-se com tudo e com todos os que encontra no seu caminho; está sempre em busca do saber, da verdade da vida e não vive com padrões pré-estabelecidos. Vive com liberdade e independência no trilhar do seu caminho, não desperdiça um átimo de tempo na sua vida, não se sente inútil, nem sedentária e aproveita todas as oportunidades que aparecem na sua vida. Viaja pelo tempo, no tempo, nas dimensões, tudo é novidade, experiência e tudo está bem, mesmo não entendendo algumas situações que vivenciou. Apenas busca intensamente um grande companheiro que fez parte de suas vidas anteriores e que se perderam e ainda não se acharam. Sente saudades do que viveu e esperança do que ainda experienciará, viverá, aproveitará.

Desde sempre o Universo e a humanidade dentro dele evoluem. As mudanças são inevitáveis e necessárias. No mundo globalizado, superficialidade globalizada, velocidade globalizada. Chamo de caos interno mundial: a desestruturação individual, mas que se observa generalizada. Maritza percebe-se à parte da turba, desde o sempre de sua consciência. Necessitando revisitar o que lhe é alicerce, fundamento, constituição... para poder processar o agora em toda a sua extensão e dimensão. Ela avança nas fusões universais, transcende, encontrando-se e encontrando o outrem independente da linha do tempo ou da dimensão. Porque ela, como tantos, para ficar, necessita ir-se além.
Dra. Alexandra Pires Grossi - CRM-PR 24199

Mércia Lúcia de Melo Neves Chade nasceu em Bauru (SP), cidade do sanduíche famoso, no começo do século passado. Conviveu desde que nasceu com sua avó, sua mãe e suas tias, professoras educadoras do chamado, na época, curso primário. Estudou sempre no mesmo colégio do governo, o Instituto de Educação Ernesto Monte. Sua mãe, Déborah Pádua Melo Neves, foi pessoa bastante importante e relevante para a educação, tanto como professora quanto como autora de obras didáticas para o curso primário, conhecidas como os “Caderninhos da Déborah”. Iniciou seus estudos muito cedo, pois seguia o exemplo da sua família, com atividades intelectuais, físicas, esportivas e artísticas. Cresceu querendo ser médica, mas as mulheres naquela época precisavam ser professoras, tendo então, ainda com 17 anos de idade, concluído cursos para professora primária e secundária, pois fez Curso Normal no Instituto de Educação Ernesto Monte e de Educação Física na Instituição Toledo de Ensino. A partir daí começou sua preparação para fazer Medicina através de exames de adaptação para o Científico. Em 1964 entrou na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), hoje Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP). Participou do início da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), da qual é membro até hoje. Tem alguns livros publicados e participação em várias antologias e pizzas literárias da SOBRAMES desde 1990.

Serviço:

A Turista Maritza
Seus Sonhos e Suas Viagens Através dos Tempos e Dimensões
Mércia Lúcia de Melo Neves Chade

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-6728-7
Formato 14 x 21 cm 
56 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home