ESPERANÇA / Cidinha Fonseca



Esperança é uma coletânea de poesias que nasce das vivências, perdas e conquistas de Cidinha Fonseca. Através de versos sensíveis e profundos, a autora transforma sua trajetória em arte, explorando a força da fé e a beleza da resiliência. Entre lembranças e renascimentos, cada poema é um convite à reflexão sobre o tempo, a dor e a esperança que nos move. 

Este livro é sobre esperanças e também dores, o que nos inspira a pensar sobre a Caixa, a Caixa de Pandora. O que tanto existia naquela Caixa? Imagino que, aqui, dividiram o mesmo espaço tantos entes. Gosto de fantasiar que Esperança e Dores se conheceram intimamente. Não à toa, neste livro, o eu lírico derrama palavras de lágrimas ou lágrimas de palavras. O tempo passa em tom de confissão entre as páginas e a experiência antiga torna-se imberbe no horizonte das linhas escritas. Os desejos da alma saltitam em passos lentos porque precisam ser sentidos e a esperança, em cena, também está no proscênio acolhendo os barulhos e os silêncios da plateia.
Com apreço,
Jo A-mi - Professora pesquisadora da Unilab-Ceará e da Universidade Federal do Ceará, pós-doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, artista visual e escritora

A poesia é o bálsamo contra o lunário da dor. Ela nos livra da solidão da alma, nos engrandece diante do Espírito, ampliando a nossa respiração, alargando a nossa visão interior até a comunhão com a Misericórdia, onde atingimos a nossa perfeição diante do Amor. Cidinha Fonseca é poeta, e poeta de longo percurso na literatura. Eu a conheci ainda na década de 1980, quando a nossa geração de escritores ingressou na vida literária. E assim ela permaneceu fiel ao silêncio da palavra até os dias de hoje. Essa fidelidade de Cidinha à poesia e esse seu casamento com a sonoridade poética são desafios que somente podemos medir com as vozes da vida interior e apenas o tempo poderá dizer se temos razão, se acreditamos ou se temos Fé na nossa vocação para a arte da palavra. Este novo livro de Cidinha Fonseca, intitulado Esperança, traz prefácio de Márcio Catunda, um dos grandes escritores da nossa geração, orgulho da literatura do Ceará. A ele me irmano, escrevendo esta oração para louvar a poesia de Cidinha.
Dimas Macedo - Escritor e poeta

Aqui encontrarás sentimento
Entendi e vivi cada momento
Senti a dor que se sente com o tempo
E percebi que nenhuma 
palavra é jogada ao vento
Por aqui percebo o que é saudade
Também entendo o quanto 
a poesia causa uma viagem
Pois sinto sua falta em 
quase todas as frases
Mas te senti ao meu lado 
me passando sua mensagem
Senti sua dor e também senti a minha
Também senti saudades do meu 
primo que se tornou estrela, todo o amor que ele tem e o amor que você tem por ele eu sei que são uma certeza
Me perguntei quem inventou a saudade?
E senti a dor, o amor e a admiração
É incrível perceber que 
no meio de tanta dor
Você vê a natureza e o amor 
como uma devoção
“Eu vou escrever sempre, é o meu defeito”
E me inspiro nisso, falando de verdade
A única falha é que isso não é defeito
Fazer arte é uma de 
suas maiores qualidades
Também entendi por que 
sou viciada em poesia
Hoje me sinto honrada 
escrevendo pra minha tia
Embriagar-vos-ei de arte e poesia
Não é só a minha arte, 
esse vício vem de família
Te amo, tia!
Isadora Palhano — MC e poeta

Cidinha Fonseca (Maria Aparecida da Fonseca Lima) é artista visual, mestra em arte e poetisa. Desde cedo, expressa sua criatividade por meio do desenho e da poesia. Publicou seu primeiro livro em parceria com Marisa Biasoli, o segundo de forma individual e agora lança o terceiro, intitulado Esperança.

Serviço:

Esperança
Cidinha Fonseca

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-7023-2
Formato 14 x 21 cm
104 páginas
1ª edição - 2025
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home