A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM LETRAS / Taíza da Silva Gama (org.)

A proposta de publicação de um livro organizado por estudantes traz ao leitor os limites encontrados no processo de formação de professores e nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante a graduação. Com o título A formação do professor em letras: uma perspectiva discente, os artigos deste livro tratam de temas como: iniciação científica em Letras, ensino de língua portuguesa em espaços diferenciados, pesquisa literária, estudo de gramática, ensino de língua estrangeira e educação literária de surdos.

A REVISÃO DO TEXTO / Mônica d'Almeida

O livro tem o objetivo de demonstrar o que ocorre no processo de revisão do texto e como se dá a interação autor-revisor nesse momento. Qualquer texto, para ser considerado "acabado", deve passar por uma revisão, que faz parte do processo de produção textual. A revisão consiste, primeiramente, em verificar se a ideia inicialmente pretendida pelo autor corresponde ao texto que foi produzido.

BATENDO PAPO / Andrea Gaui / Vanessa Fonseca Babini

Batendo papo – fale e aprenda de maneira interativa é um livro para a aula de português como língua estrangeira com atividades interativas e lúdicas, que estão baseadas na vida cotidiana do brasileiro. Elaborado para ser trabalhado em dupla, foi pensado de uma maneira que incentive a produção oral do aluno em sala de aula. Pode ser utilizado a qualquer momento, de acordo com o planejamento do professor. 

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: DO VERSO À FILOSOFIA / Regina Souza Vieira

Este livro associa evidências de um vasto conhecimento filosófico à poesia de Carlos Drummond de Andrade. Muitas das alusões de seus versos trazem à lembrança e à profundidade do leitor associações comuns à ciência do saber, tornando o nosso poeta plenamente inserido nas concepções que, ao longo do tempo, constituíram teorias e conhecimentos que se distenderam em novos saberes.

DA CORPORALIDADE LÚDICA À LEITURA SIGNIFICATIVA / Claudemir Belintane

Por que ler este livro? Avaliações oficiais confirmam que mais da metade dos alunos das escolas públicas brasileiras não conseguem atingir níveis de leitura suficientes para prosseguir seus estudos. Em nossas avaliações comprovamos que, mesmo em escolas privadas de bom nível, a consolidação da leitura fluente e significativa ainda é um grande problema. Seria possível mudar tal quadro? Seria possível alfabetizar e ensinar a leitura de modo a diminuir esses incômodos percentuais?

DESENCANTANDO PALAVRAS / Getulino do Espírito Santo Maciel

“... para a condição humana, a palavra que veste o pensamento há de ser, a um tempo, fator de unificação de alguns e fator de separação de muitos, porque essa palavra tem de ser carne de nossa carne, palavra bebida com o leite materno, empapada no sangue de nossas experiências dolorosas, palavra ouvida em torno da soleira da nossa porta.


PORTUGUÊS, NEOPORTUGUÊS BRASILEIRO E RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS / Joéliton Sueldo Araújo

Configurando análises e modelos inovadores e partindo de uma visão ampla do(s) idioma(s) e dos atos de falar, ler e escrever, este livro aprofunda certos elementos de semântica, pragmática, sintaxe, lexicologia, morfologia e fonologia. O leitor encontra discussões sobre a autonomia do vernáculo brasileiro, fundamentos da elaboração de textos, caracterização do artigo de opinião objetiva, retextualização resultando em ‘carta de leitor’, adjetivo e adjetivação em geral e em contos tradicionais, aplicabilidade dos estudos semânticos e pragmáticos.

VOCABULÁRIO DO MOBILIÁRIO / Lina Vianna

Estudo das denominações dos móveis residenciais do Brasil, numa abordagem onomasiológica teórica e prática, considerando observações de cunho semântico-etimológico. Foi acionada a corrente onomasiológica por ser a que melhor se presta a esse tipo de pesquisa etnológica. (Onomasiologia: estudo das significações).

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home