 O livro Você NÃO está no zero IN ENGLISH oferece uma abordagem acessível
e encorajadora para quem está começando a aprender inglês. A obra é
baseada na ideia de que os leitores já possuem um conhecimento maior do
que imaginam. Ao longo das páginas, eles serão desafiados por novos
tópicos, enquanto revisam e consolidam o que já sabem. Através de uma
seleção cuidadosa de temas essenciais, como saudações, informações
pessoais, descrições de lugares e hábitos diários, proporciona uma base
sólida para o uso da língua em exames, entrevistas e interações
cotidianas.
|
O processo de aprendizagem depende essencialmente da boa comunicação e de estratégias pedagógicas efetivas. O livro A Arte de Ensinar Química propõe sugestões que visam facilitar o trabalho pedagógico do professor na elaboração de atividades alternativas nas disciplinas de Química e ciências afins.
|
Conceitos de família e escola contemporâneas e sua correlação com a constituição do sujeito em sua dimensão ética são assuntos abordados neste livro, tais como falta de limites, dificuldades em responder às demandas da sociedade, dificuldade em se colocar no lugar do outro, impulsividade expressa nos comportamentos excessivos nas compras, alimentação, uso de substâncias, bebidas, comportamento imprudente no trânsito e problemas educacionais cotidianos.
|
Para pensar sobre Educação... Seremos uma Sociedade consciente com uma Educação consistente! Então... teremos que repensar as pedagogias que modelam a Escola. Mudanças iniciam-se pela base, ou seja, por seus construtores, professoras e professores... Como começar essas mudanças, já que somos nós os construtores? Primeiramente, precisaríamos de uma reflexão sobre o que é a Escola, o que é a Educação, o que é a Sociedade. Enfim, quem somos?
|
A Missão de Educar oferece uma proposta para melhorar a qualidade do ensino da educação básica ministrada na escola pública, assunto que está presente quase que diariamente nos meios de comunicação. Este livro procura focalizar os problemas que cercam a educação básica de forma diferente do que se tem observado, pois a principal finalidade desta obra é oferecer soluções objetivas para melhorar a qualidade do ensino. Um bom exemplo é o que se relaciona às universalizações, a do direito ao acesso a escola, já atendido, e a do direito ao ensino de qualidade.
|
Quem vai ler este livro? Quando o escrevente escreve, o faz por necessidade. A escrita é um lavar da alma: ficamos satisfeitos com a importância da escrita em nossa caminhada, funciona muito bem como terapia. A leitura é uma forma de libertação do homem e de permitir-lhe acesso, não importa quão humilde seja sua origem, ao universo do saber e da cultura. Um convite à felicidade pelas coisas mais simples. Um desafio ao espírito crítico que jaz adormecido em cada pessoa.
|
Em Amor: única riqueza que traz felicidade, o autor faz uma descrição dos valores existentes e propagandeados na cultura ocidental, em que se percebe desarmonia entre o ser e o ter. Na sociedade capitalista e neoliberal tudo caminha numa bifurcação para o individualismo. Desde a infância a educação é forjada aos condicionamentos sociais, o incentivo ao consumo desenfreado, trazendo várias consequências, individuais e sociais, de marasmo e infelicidades, pesando mais o materialismo = individualismo do que a solidariedade = espiritualidade.
|
Este Livro de Atividades foi fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e tem como objetivo proporcionar aos leitores, de forma divertida, uma reflexão sobre a importância de praticarmos ética e cidadania, resgatar valores esquecidos e aprender a conviver com as diferenças contribuindo assim na construção da verdadeira inclusão social, pois sabemos que unidos (sociedade, professores, pais e alunos) podemos formar cidadãos conscientes e motivados para garantir um mundo melhor.
|
Questionar sobre os critérios utilizados pelos membros que compõem as Bancas de Avaliação do Ensino Superior no Brasil para a aprovação ou reprovação dos acadêmicos é uma tarefa árdua e delicada, contudo de grande valia. Nesta obra são apresentados alguns casos de alunos que não foram aprovados nas bancas sem saber as reais causas da reprovação, o que revela uma possível falta de critérios transparentes de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil.
|
Trata de uma experiência pedagógica premiada pelo MEC com o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, aplicada em duas turmas de 4o. ano do Ensino Fundamental. Através da musicalização dos conteúdos (produção de paródias), conseguiu-se eliminar a evasão e a repetência.
|
Uma maneira clara e objetiva de orientar pais e professoras com crianças de idades variadas entre 2,5 e 5 anos, inseridas na Educação infantil. O livro mostra a importante tarefa de educar,aprender e estar presente na vida escolar do seu filho. Mostra também a grande tarefa e a responsabilidade que uma profissional nesta área tem em suas mãos.
|
Este livro não é um manual de Pedagogia, pois o autor não pretende ensinar ou formar professores, nem propagar receitinhas de bolo, como: Faça isso e aquilo, e o seu trabalho em sala de aula será um sucesso!. Livros para iludir professores e população já existem aos montes nas prateleiras de livrarias.
|
 Este trabalho teve como proposta buscar compreensões acerca das concepções dos professores a respeito da Didática e a relação dessa com a prática pedagógica. Desenvolvido segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa de inspiração fenomenológica, tendo como referencial os depoimentos colhidos de dez professores que atuam no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas de ensino do município de Ipatinga, estado de Minas Gerais (Brasil).
|
 Relatar os processos de aprendizagem das crianças é uma oportunidade de
contar um fragmento da história de vida de alguém. Junto a essa
oportunidade, caminha a responsabilidade sobre as informações que são
disponibilizadas pelas professoras nos documentos avaliativos. O livro
“Documentos Avaliativos: 30 perguntas para qualificar a escrita de
relatórios e pareceres” nasce a partir da demanda relatada por centenas
de professoras que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, referente à dificuldade em elaborar bons relatórios
avaliativos.
|
Durante a minha infância e juventude morei em um sítio. A escola ficava longe da minha casa; para poder estudar precisava caminhar quatro quilômetros para ir e o mesmo tanto no retorno. Com esforço consegui terminar o ensino fundamental, mas precisei parar de estudar para ajudar a minha família trabalhando na roça. Quando me tornei adulta, mecanizaram o serviço do campo, então mudei para a cidade.
|
Os textos de Educação na Contemporaneidade e temas afins ? Artigos, resenhas, resumos e textos apresentam possibilidades de reflexão sobre temas relevantes da Educação e seus correlatos, situando-os na sociedade contemporânea, visando levar o leitor a informar-se de forma crítica.
|
Este livro não é nada mais que uma repetição de tudo quanto o autor defendeu durante sua vida profissional. Ele resume uma luta contra os desmandos e as utopias postas em prática nas escolas paulistas pelos especialistas em educação, ignorando a prática nas salas de aula e marginalizando o professor.
|
Este livro discute a importância dos espaços escolares no processo de aprendizagem das crianças e professores, convidando os leitores a revisitar sua memória docente. Esta volta ao passado, não tão distante, conduz cada professor leitor a pensar em sua atuação. Identificar ações realizadas fundamentadas nas necessidades e expectativas das crianças é o ponto de partida para construir uma metodologia que respeite a infância e proponha atividades para que esta seja vivida.
|
Filhos do preconceito tem como finalidade mostrar a trajetória de vida sofrida que o negro atravessou durante séculos. Como entender um ser humano torturar e humilhar outro ser humano somente pela cor da pele, tratá-lo com desigualdade sentindo-se superior ao outro? Reis, rainhas, príncipes e princesas foram torturados... Com qual finalidade? Este livro conta um pouco dessa vida sofrida e mostra a realidade de negros que lutaram contra essa atrocidade cruel, que tinha o poder como única finalidade.
|
Chamo-me Adriana Sobrinho, nasci em Recife (PE) e tenho especialização em Sociologia das Organizações. Venho de uma família simples, mas sempre tive muita vontade de crescer profissionalmente. Dou exemplo de que seguir na trilha do bem é fundamental. Cada um deve conquistar o seu espaço por mérito próprio, tentando aprimorar e não destruir o que o outro já construiu.
|
Leia este livro e veja as dicas para você ser uma Mãe mais feliz. Não existe no mundo uma universidade para formar Mães, então vamos dar as mãos e nos juntar. Por que será que o desejo de ser Mãe mexe tanto com a gente? Este livro é para todas as Mães do mundo, especialmente para as Mães que lutam na tentativa de dar aos seus filhos uma vida melhor, com dignidade, coragem, sabedoria, educação, respeito e, principalmente, muito Amor!
|
Esta obra objetiva refletir sobre o papel do educador e suas atribuições na escola em uma releitura dos métodos e recursos de ensino, monitoramento da aprendizagem e objetivos da prática educacional nas escolas. Tal preocupação incita um estudo com enfoque nas práticas pedagógicas adotadas, a relação entre teoria e prática.
|
 Desde sempre todas as políticas públicas brasileiras foram voltadas prioritariamente aos adultos eleitores com seus cérebros maduros e teimosamente refratários às mudanças, por menores que sejam seus pensamentos involuntários de sentido e direção de vida. Com este livro deixa-se transparecer, como nunca, tantos (todos os brasileiros) que passarão a dever tanto (saúde, honestidade, bem-estar, prosperidade e felicidade) a tão poucos (Vereadores, Prefeitos, Juízes Criminais e Promotores de Justiça) ao aprovarem, implantarem e apoiarem uma lei municipal focada nos bebês por nascer e nas crianças com seus cérebros em formação avidamente esponjosos.
|
A narrativa aqui apresentada traz ao educador da infância a possibilidade de refletir sobre sua prática educativa e a capacidade de propor desafios e ousadias no trabalho cotidiano. A mudança não é fácil e exige um exercício de desapego a padrões mentais já internalizados e cerceadores do novo. Ao descongelarem-se velhas práticas, sistematizam-se novas experiências, desenvolvem-se novas habilidades e competências, estabelecem-se novas visões de mundo.
|
Este livro baseia-se em um trabalho de conclusão de curso realizado em 2012 pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública, e teve como propósito investigar o papel do professor coordenador pedagógico na formação de professores.
|
Esse texto tem como principal objetivo a Educação Ambiental para escolas ou crianças e jovens em geral, daí a presença de um sutil didatismo, contudo, os símbolos dramatúrgicos também figuram, legitimando-o em peça para teatro.
|
Tudo começou com a ?invenção? do ciclo básico, no governo Montoro; depois, as ?invenções? acontecem justamente porque nossos especialistas sempre menosprezaram o ensino primário, onde todas as medidas propostas pelos governadores paulistas, já estavam em vigor, algumas delas desde o império!
|
Olhos da Gruta Angela Maria TavaresScortecci Editora Educação - ISBN 978-85-366-2424-2 Formato 14 x 21 cm - 88 páginas - 1ª edição - 2011
|
 Para pensar, refletir e quem sabe transformar! Vivemos um momento no tempo histórico humano em que descobrir caminhos torna-se imprescindível para prosseguirmos como espécie na face do planeta. Nossa sociedade está repleta de informações, mas será que isso é um fator favorável para gerar conhecimento, facilitando nossa permanência, ou um fator que pode causar a nossa própria destruição nesse processo?
|
O objetivo desta obra, Pedagogia pentecostal ? Quando a Igreja age em espaços que o poder público ignora, é compreender os aspectos educacionais das Assembleias de Deus do Ministério do Belém na zona urbana de Presidente Prudente (SP).
|
 Lugar semente! Terra, água, ar, calor, frio, adubo... ingredientes de
que a mãe natureza se serve para germinar a semente. Sozinha a terra dá
seu fruto no tempo certo e no lugar certo. Às vezes ela concede ao ser
humano o privilégio de colaborar para realizar o milagre da semente no
plantio e na colheita. No Éden Deus forma o homem e a mulher do húmus da
terra, o mesmo elemento que alimenta a semente.
|
?Educação é a ajuda ao desenvolvimento... respeitando a natureza do ser.? Maria Montessori ?Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente que os homens fazem do mundo com o mundo e com os outros.? Paulo Freire
|
Esta obra é produto da tese de doutorado defendida na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Teve como objeto de estudo comparar as primeiras escolas-modelo referência na formação do enfermeiro no Brasil e na Argentina. Foi realizado um estudo histórico documental e comparativo das escolas do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Brasil, e da Escuela Cecilia Grierson, em Buenos Aires, Argentina.
|
A importância do ato de ler “Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.
|
 Os livros de História da Educação Brasileira tratam muito pouco das experiências educacionais populares acontecidas no período 1900-1920, apesar de ter havido engajamento de vários setores sociais na luta por escolas (sociedades liberais, livres pensadores, anarquistas, anticlericais, intelectuais, jornalistas, republicanos, maçons, espíritas) bem como movimentos operários (Ligas, Associações, Sindicatos, Centros de Cultura, Ateneus, Escolas Operárias, Universidades Livres) tanto no nível nacional como internacional.
|
Vivências e Convivências com a Deficiência Visual é um livro escrito a partir da ótica dos docentes, com ou sem deficiência visual, onde as experiências são aqui sintetizadas, não exclusivistas, pois cada caso de atendimento a um discente com deficiência visual é único.
|
Xadrez como Instrumento de Combate ao Desinteresse pela Educação Formal é um livro construído e embasado em uma experiência aplicada na Escola Estadual Professora Helena Loureiro Rossi, cidade de Poá, na região da Grande São Paulo (SP). Por isso tem como mérito discutir a educação a partir do ponto de vista do professor, que está no cotidiano da vida escolar, expondo as contradições do sistema, método organizativo burocrático que se contrapõe à falácia dos governantes e principalmente demonstra a possibilidade e a necessidade de se construir espaços agradáveis de ensino-aprendizagem.
|